terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Bolinhos de girassol Neferish

Sementes de girassol
Até o faraó Akhenaton pregava a alimentação para uma vida equilibrada, com base na linha filosófica naturista da ciência Neferish onde o maior princípio é que “a vida equilibrada é aquela que não se separa das leis naturais”. O nome é inspirado na rainha Nefertiti, esposa do faraó que assumiu por volta de 1353 a.C. Akhenaton foi o primeiro a adorar um só deus – o Sol – e sua reforma religiosa mudou a história de todo o Egito¹.

Há pouquíssimas informações confiáveis sobre a ciência Neferish na internet e menos ainda sobre a sua culinária.  Em português, nadinha. Por isso, minha fonte é o livro “Culinária Neferish”, do Centro de Estudos Zohar (sem informações sobre edição, ano, organizador etc.). É deste livro a receita de bolinhos de girassol, que também pode ser feitos com passas.

Adoro receitinhas que, além de naturebas, têm a ver com histórias, pessoas ou lugares interessantes. As sementes de girassol são riquíssimas em ácidos graxos (que segundo os nutricionists previnem doenças cardiovasculares e também a TPM), além de grande concetração de potássio, fósforo, magnésio.

Culinária Neferish
DeusSolDe acordo com os dados do “Culinária Neferish”, os egípcios davam grande importância às glândulas endócrinas (as principais são hipotálamo, a hipófise, a tireóide, a paratireóide, o pâncreas, as supra-renais, os ovários e testículos) e acreditavam que cada glândula exigia um tipo de comida. 
Assim, o cardápio Neferish orienta o consumo de certos tipos de alimentos em cada dia da semana, todos com atuação sobre glândulas específicas.


A dieta inclui consumo de carne e alimentos vernelhos, peixes, cereais, ovos, verduras, maçãs entre outros. Para minha dieta natureba, esses bolinhos de girassol vão bem na hora do lanche em qualquer dia da semana. E veja só: para manter o equilíbrio físico e espiritual, uma das recomendações Neferish é “integrar-se 7 horas por semana à Terra, colocando os pés descalços sobre o chão, em diferentes horas do dia”.  

Ingredientes
1 1/4 xícara e farinha de trigo integral
1/2 xícara (chá) de farinha branca
1/2 xícara (chá) de sementes de girassol
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo ou mel
1 ovo
3 colheres (chá) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de manteiga derretida (pode ser óleo de girassol ou de milho)
3/4 xícara (chá) de leite
1/2 colher (chá) de sal

Preparo: misture todos os ingredientes secos e, à parte, bata o ovo, o açúcar, o leite e a manteiga. Junte as duas misturas e asse e forminhas de papel individuais. Decore com sementes de girassol e leve ao forno médio por cerca de 15 minutos (confira o ponto da massa com um palito ou garfo porque o tempo pode variar de acordo com o forno).

Sementes do sol
Confira o valor nutricional da sementes de girassol clicando aqui para acessar o site da USDA National Nutrient Database.  A revista Vida Natural tem uma reportagem assinada por Ana Gomes, comparando os benefícios das sementes de girassol e abóbora em Pequena saudável.

¹ Do texto “Akhenaten and the Amarna Period
”, da arqueóloga Kate Spence, disponível no site da BBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!