domingo, 1 de janeiro de 2012

Como preparar proteína de soja

Proteína de soja texturizada ou granulada
Lição básica, número 1, que inspirou a criação desse diário natureba, é o modo de preparo adequado da proteína de soja, que os próprios fabricantes não  informam corretamente na embalagem do produto.

A proteína de soja texturizada é um substituto saudável para a carne, com preço acessível, preparo simples que permite uma grande variedade de receitas. Aprendendo o jeito certo de hidratar e temperar a proteína de soja, aposto que você vai servir um alimento cheio de saúde sem que ninguém desconfie que não é carne vermelha de verdade.

A proteína de soja é encontrada nos grandes supermercados e, atualmente, até nos mercadinhos de bairro, mesmo nas pequenas cidades do país. Muita gente tem usado a proteína de soja texturizada misturada à carne vermelha moída para aumentar o rendimento. Eu dispenso a carne moída e faço dúzias de preparados só com proteína vegetal.

Tipos de proteína de soja
Tem proteína de soja que imita pedaços de carne no preparo de estrogonofes, cozidos e refogados. Tem a proteína em tiras finas e pequenas, à venda nas lojas mais especializadas em produtos naturais. E tem a texturizada ou granulada, "imitando" a carne moída, e escolhi a textura como primeria receita do blog porque é muito versátil e facilmente adaptável em várias preparações. 

A proteína de cor escura é melhor para as receitas onde se usaria carne vermelha, por exemplo. E a de cor clara para receitas que utilizariam carne branca. Com o preparo básico, é possível usar a proteína vegetal para fazer hamburguer, quibe, bolinhos, tortas, molhos e mais uma série de receitas onde “normalmente” as pessoas usariam carne moída de bicho morto. Outra vantagem: um pacote de 500 gramas de proteína de soja granulada custa de R$ 2,50 a R$ 3,00 no máximo, e após a hidratação o rendimento dobra – 1 xícara de proteína seca rende 2 xícaras após a hidratação.

Hidratação
Fonte: blog Finger Foods Veganos1) é necessário hidratar a proteína de soja antes do preparo, não importa se é a do tipo em pedaços ou a texturizada. Para cada 1 xícara (chá) de proteína vegetal seca, use 2 xícaras de (chá) para a hidratação.

Numa tigela, cubra a proteína vegetal com água quente e acrescente suco de pelo menos meio limão. Aumente a quantidade de limão se usar mais soja. O caldo do limão ajuda a tirar o odor meio forte que fica na proteína vegetal.

Alguns fabricantes sugerem o uso de leite para hidratar a proteína de soja, mas acho  uma bobagem e um desperdício totalmente desnecessário! Usando água quente o efeito é ótimo. Evite o desperdício porque o leite que sobrar após a hidratação não poderá ser usado para nada, nadinha!

Depois de 15 minutos de hidratação, despeje a proteína numa peneira e enxague até que saia toda a água escura. E até que a água saia mais clara, é preciso pressionar a soja sob a torneira, pois a água vai reidratá-la e ajudar a liberar totalente essa cor escura

Em casa, depois de terminar o enxague, usamos um guardanapo exclusivo ou - bem mais prático - um espremedor de batatas, para tirar toda a água no final. Se quiser simplificar, use só a peneira mesmo. Aperte bem pequenas porções da proteína hidratada e retire todo o excesso de água porque isso permitirá que os temperos sejam aborvidos. Se a proteína vegetal estiver encharcada na hora de temperar, vai ficar com gosto de….água! E não é isso que queremos, certo?

Temperar e refogar a proteína de soja granulada
2) O tempero é o "segredo" de qualquer boa comida. Se você só usa cebola e alho, diversifique! Ouse, experimente novos sabores. Para deixar a proteína de soja saborosa - e para convencer os comedores de carne de bicho morto - tenha à mão louro em pó ou em folha, orégano e cominho em pó – essa é a “santíssima trindade” para minhas comidas naturebas.

Alho-poró fresco ou seco, gengibre ralado e nabo picadinho são outras opções dependendo da preparação. No final, temperos frescos como salsinha, cebolinha ou manjericão são ótimos para dar mais sabor e aroma.

Refogue, no mínimo, 1/2 cebola picadinha no azeite, junte alho picado ou socado e acrescente uma colher de chá de louro em pó (ou 1 ou 2 folhas grandes). Coloque a proteína de soja texturizada e misture bem. Acrescente sal, orégano e uma pitadinha (bem suave) de cominho em pó, porque o sabor deste tempero é forte.

Regue com um pouco de shoyo (molho de soja), misture bem para que a proteína absorva o molho e em poucos minutos estará no ponto – de 5 a 10 minutos, no máximo. Para finalizar, coloque o tempero fresco de sua preferência.

Esse refogado pode ser usado para rechear panquecas e salgados diversos, em tortas, para fazer bolinhos e dezenas de outras receitas. Também é ótimo para fazer molho à “bolonhesa vegetariana”, acrescentando molho de tomate à proteína refogada. Neste caso, não use o cominho em pó porque não combina muito com aquele molho de tomate da mama. Já a mistura de louro, orégano e manjericão ficam divinos! Vou deixar em outro post os detalhes do meu macarrão com molho natureba….

Dica – “bacon vegetal”: em algumas casas de produtos naturais é possível encontrar "bacon vegetal". Sim, tem de tudo em Sampa! Este "bacon vegetal" tem sabor que imita o toucinho defumado, mas é natural e tem textura granulada como a da proteína de soja. Use uma colherada junto com a cebola e o alho no momento da fritura para que o sabor se distribua em toda a preparação (também fica ótimo no feijão, sopas, farofas e em outras preparações para substituir o sabor do bacon de porco).

Boas compras: O Empório Roots (Av. Mercúrio, 222 - Brás. Fone 3227-3020) é uma das lojas onde dá para comprar o tal "bacon vegetal. É uma das melhores lojinhas de produtos naturais da capital e fica bem perto do Mercadão Municipal, e quase em frente ao Palácio das Indústrias, no Parque Dom Pedro.  Tem frutas secas, arroz integral, dezenas de granolas, sementes e grãos diversos, produtos orgânicos e até cajuína, a bebida natureba que eu mais gosto nesse mundo!

Próximo do empório, há outras lojas similares com milhares de produtos naturebas a preços ótimos para pesquisar. Vale a pena! Quem visita o centrão da cidade pode aproveitar para ir aos dois locais - ao Empório Roots e também ao Mercadão Municipal. É programa imperdível aos fãs de gastronomia.

Para saber mais:
Soja não é só para vegetarianos, do nutricionista esportivo, disponível no site Sítio Veg – www.vegetarianismo.com.br

36 comentários:

  1. Amei as dicas. vou fazer amanhã mesmo! Parabéns pelo blog.

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  2. Olá, eu amei a dica e segui à risca... acabei de fazer o jantar e está uma delícia... Parabéns pelo capricho. Obrigada!

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  3. ola boa tarde adorei a receita já utilizo a proteina texturizada a algum tempo pois meu namorado é natureba não come carde de bicho morto devido a sua teligião então busco inovar sempre no cardapio obrigada pela dica e se vc poder colocar receita de carde de soja enlatada pois eles não colocam receitas na embalagem mesmo bjão Rosana

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  4. Ficou perfeito, saboroso, uma delícia!
    Até minha gata comeu rsrs

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  5. Ficou perfeito, saboroso, uma delícia!
    Até minha gata comeu, rsrs

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  6. acho que fiz alguma coisa errada! :T Usei a soja tipo A grande, e fiz exatamente desse jeito, ficou saborosa, porém muito mole, tipo carne que cozinha muito, sabe?! Vi em outro site que tem gente que primeiro passar a soja na panela com óleo para dourar e depois joga na água pra hidratar, será que deixa mais crocante?! Outra dúvida, será que se eu tivesse feito com a soja tipo A pequena, tipo carne moída ficaria mais durinha e menos mole ou daria no mesmo?! O que você acha?! Primeira vez que fiz soja também, pode ter sido isso. Obrigada desde já.

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    1. Além do tempo de hidratação, a textura pode variar dependendo da qualidade e da marca da proteína de soja. Experimente deixar hidratando por menos tempo para garantir que a soja fique mais firme no final da receita. Outra coisa importantíssima é espremer bem a soja depois da hidratação porque com água no interior certamente ficará mole, além de prejudicar a aborção do tempero.
      Posso garantir que não dá certo primeiro dourar no óleo e depois hidratar porque o gosto vai ficar horrível e o óleo vai prejudicar a hidratação posterior. Se fizer como esse tal site indica, você vai desperdiçar alimento sem necessidade!
      Quanto ao tamanho da soja, os resultados mudam, sim. A soja grande normalmente fica mais firme e a soja texturizada (tipo "carne moída") fica mais mole.
      Eu levei um tempinho até descobrir os macetes do preparo da soja porque os próprios fabricantes não explicam o preparo corretamente na embalagem. Fazendo e refazendo é que aprendi pra compartilhar as dicas com os internautas.
      Não desanime! Nem tudo dá errado só porque se faz pela primeira vez, é só pegar o jeitinho, certo?
      Obrigada por acessar o Comida Natureba.

      Abraços,

      Flaviana Serafim

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    2. Olá Anônimo, será que vc não exagerou no limão?

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  7. Olá, fiz a proteína de soja como você indicou e ficou excelente. No meu caso, estou de dieta e só posso usar 2 colheres de sopa na refeição. Como fiz 1 xícara, sobrou bastante. Eu gostaria de saber se conserva normalmente na geladeira. Quando eu usar novamente, vou aquecer no vapor. Acredito que não haja problema ou há alguma recomendação?

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    1. Brígida, você pode guardar normalmente na geladeira por até dois dias. No momento de aquecer, pode usar a panela ou o microondas mesmo, não há necessidade de usar vapor. No caso da proteína tipo "carne moída" é possível congelar para utilizar posteriormente até para agilizar as receitas. O congelamento de hamburguer e almondegas de soja (ainda cru, sem cozimento) também dá certo.

      Obrigada por acessar o blog!

      Abraços,

      Flaviana Serafim

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    2. Só não entendi se pode guardar antes ou depois de temperar (na geladeira). depois da hidratação apenas?

      (obs: hidrato com água fervente por cinco minutos)

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  8. TEM ALGUM PROBLEMA EM COMER A SOJA TEXTURIZADA CRUA, OU SEJA
    SEM FERVER EM AGUA??

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    1. A soja texturizada é muito dura e seca para ser consumida sem hidratar com a água quente, e tem um cheiro forte que não é agradável no alimento. Pode até hidratar na água fria também, mas a hidratação continua necessária para que a consistência fique mais macia e porque a absorção do tempero pela soja hidratada é bem, bem maior e a preparação final será mais saborosa com certeza. Se tentar deixar seca só por curiosidade, vai acabar desistindo na primeira tentativa...

      Obrigada por acessar o blog,

      Flaviana Serafim

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  9. É Flaviana! Você vai ser minha salvação, já que nunca utilizei soja em minha cozinha. Minha nutricionista recomendou-me soja para substituir a carne vermelha pois estou com esteatose hepática e não posso consumir nenhum tipo de gordura.
    Obrigada pelo carinho em compartilhar seu conhecimento.
    Abraço.

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  10. Já faz um tempo que consumo a proteína de soja texturizada sem hidrata-la, coloco iogurte desnatado em uma vasilha e em seguida coloco 1/5 Xícara (chá) da proteina de soja, queria saber se tem alguma alteração no produto, menos nutrientes, sendo consumida sem hidratar.

    Obrigado!

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  11. Estou aderindo oficialmente a vida natural. Nunca fui muito ligada a carne e como é mais barato, tô indo pra soja.
    Não sou uma grande cozinheira, mas vou dar o meu melhor na receita!
    Ah, meu tipo sanguíneo, infelizmente ainda pede carne vermelha uma vez por semana. =( Tô tentando arranjar um substituto pra vit. b12

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    1. Acredito que o suco de couve pode ajudar no substituto da B12, ela está presente nas folhas da couve. E também há a possibilidade de tomar complexo B, em comprimido ou gotas, tem todas as vitaminas do complexo B.

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    2. Por que a natureza está cheia de árvores que dão comprimidos de vitaminas do complexo B, certo? :P

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  12. Adorei... Simplesmente uma delícia seu tempero!!!!!


    Obrigada!!!!

    Maria Fernandes

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  13. vou fazer logo, fiquei aguado rs mto boas as dicas, mto grato!

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  14. Como fazer os bolinhos de soja para não esfarelarem?

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  15. Gostaria de saber como fazer bolinhos para fritar que não desmanchem?

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  16. Adorei a receita!! Super fácil, rápida e ficou uma delícia!! Aprovadíssima!! Obrigada pela dica!! ;)

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  17. sao paulo urgente, muitissimo obrigado, tu éis bom mesmo nesse negócio. abraço.

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  18. Fiz hoje a receita com proteína de soja, na agua para hidratar acrescentei um caldo de carne, depois absorvi o excesso de agua com um guardanapo de pano... Em seguida temperei conforme suas sugestões. Coloquei alho poró, refoguei um pouco e desliguei o fogo, deixei que a soja absorvesse o sabor dos temperos, em seguida cozinhei por alguns minutos... Ficou realmente muuuuito saboroso!!! Obrigada pela dica

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  19. Gostei da receita, vou tentar fazer :)

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  20. Bom dia!! Irei utilizar a proteina de soja, pela primeira vez... mas com as suas dicas, acho que ficara impossivel a receitar ficar ruim!! Obrigda

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  21. Adorei seu site e sou a favor do natureba tbm,cansei de comer bicho morto kkkkkk,vou estar sempre passando por aqui p ver as suas receitas deliciosas. Abracos

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  22. Coloquei seu site nos meus favoritos viu,gostei das suas dicas e receitas e agora eu nao como mais bicho morto kkkkk. Abracos

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  23. Gostaria de saber como faço para congelar a proteina de soja. devo hidratá-la antes e fazer todo procedimento de enxague e secagem dela e congelar, ou devo congelá-la já pronta (com todos temperos).
    Aguardo resposta.

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    1. Ada Maria, você pode congelar a proteína de soja já pronta, com os temperos, que o resultado é melhor no final da preparação.
      Abraços!

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  24. Ótimas dicas! Gostaria de acrescentar que a proteína texturizada rende até 7 vezes mais quando hidratada!

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    1. É verdade, a proteína de soja rende muito! E agora é possível comprar em qual supermercado Brasil afora - há pouco tempo, mais na região Sudeste e, há alguns anos, era bem restrita aos empórios de produtos naturais.

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Obrigada pelo contato!