domingo, 5 de fevereiro de 2012

Bolo de chocolate integral

image
Natureba também come bolo de chocolate. Esse é um dos meus bolos de domingo, um mimo para as crianças e fica pronto em uns 45 minutos, no máximo. Aprendi esta receita há mais de 10 anos num livreto da fabricante de produtos integrais Mãe Terra. E fiz centenas de bolos como este, alguns com nozes, castanhas moídas na massa, e também com aveia e grãos.

A textura desse bolo é diferente, úmida e não muito fofa ou ressecada como os bolos tradicionais de farinha branca. Um dos ingredientes que fazem a diferença é o iogurte. O outro é o cacau em pó, que faz desse um bolo de cor e sabor de chocolate mesmo. É bem rapidinho e pode ser batido à mão mesmo, ou na batedeira.

Ingredientes`
1/2 xícara (chá) de margarina ou manteiga sem sal
1 1/4 xícara (chá) de açúcar mascavo
2 ovos
1 xícara (chá) de farinha integral fina
1 xícara (chá) de farinha branca
1/3 xícara (chá) de cacau em pó
200 g de iogurte natural
1/3 xícara (chá) água ou leite
1 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio ou 1 colher (sobremesa) de fermento em pó químico (fermento de bolo mesmo

Opcional: 1/2 xícara (chá) de xerem de castanha de caju, de nozes picadas ou amendoas laminadas.

Preparo: só bater a margarina com o mascavo até formar um creme sem pedacinhos do açúcar. Junte os ovos e as farinhas, e depois acrescente alternadamente o iogurte e o cacau. Por último, dissolva o bicarbonato ou o fermento na água e junte à massa.

Coloque num forma untada e enfarinha – a massa cabe numa forma pequena ou média, redonda ou quadrada. Só não fica legal naquelas formas com buraco no meio. Salpique a massa crua com flocos de aveia, quinua, gergelim ou sementes de girassol para decorar. Leve ao forno em temperatura média (180) por 30 minutos, em forno preaquecido.

Natureba, mas não muito
Frio ou quente, esse bolo é ótimo com sorvete! E minha sugestão de cobertura mais ou menos natureba é derreter 200 g de chocolate meio amargo (em banho-maria) e misturar 1 caixa de creme de leite de soja ou do creme de leite comum. Junte raspas de laranja para completar ou 1 colher (sopa) de conhaque e cubra o bolo. Decore com amêndoas laminadas. Depois de fria, a cobertura fica bem consistente e brilhante.

5 comentários:

  1. Oi! Acabei de fazer sua receita! Amei! Fiz uma cobertura básica com manteiga,açúcar, chocolate em pó e leite...Ficou lindo!
    Incluí castanha-do-pará picada!
    Bjs!

    *www.amenidadesdekelly.blogspot.com
    *www.facebook.com/AmenidadesdeKelly

    ResponderExcluir
  2. Encontrei seu blog pelo google, buscando receitas com proteína de soja. Adorei tudo, por aqui! Já virei seguidora!

    ResponderExcluir
  3. Legal!! Vou fazer pra minha filha, ela tem o intestino preso!

    ResponderExcluir
  4. ACABEI DE FAZER ESSA RECEITA E O BOLO FICOU PÉSSIMO, SOLADO E NÃO CRESCEU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus e Sabrinha, que pena que não tenha dado certo. Esse bolo realmente não é daqueles que ficam super fofos e altos como o pão-de-ló, mas fiz a receita dezenas e dezenas de vezes e sempre deu certo. Olhem acima o comentário da Kelly, internauta que fez a receita e deu certo também. O iogurte, como expliquei, deixa o bolo mais úmido e firme - mas não duro.

      Vocês conferiram o prazo de validade do fermento? O bolo foi assado numa forma com qual tamanho? Se a massa tiver ficado "esparramada" demais numa assadeira grande, aí fica solado mesmo. Outro dado: tem que alternar iogurte e cacau, seguindo à risca todo o modo de preparo.

      Espero que as observações deste comentário tenham ajudado vocês.

      Abraços!

      Excluir

Obrigada pelo contato!