terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Brigadeiro natureba existe e pra comer de colherada

cacau em po

Há alguns anos, a pediatra havia recomendado que minha filha comesse extrado de soja como complemento alimentar, misturado à comidinha do dia a dia. Por isso, resolvi pesquisar os benefícios e utilizações do extrato de soja. Acabei descobrindo essa receita, uma espécie de leite condensado feito a partir do extrato que com uma boa colherada de cacau vira brigadeiro e pronto! Criançada come sem reclamar.

Segundo informação do site da EMBRAPA, “cada 100 ml de extrato de soja ou ‘leite’ contém 52 calorias, 2,5% de carboidratos, 3,4% de proteínas, 2,3% de lipídios, 40mg de cálcio, 105 mg de potássio e 1,2 mg de ferro, 40 mg de vitamina B1 e 120 mg de vitamina B2”. Docinho funcional perfeito.

Brigadeiro de leite de soja
1 xícara (chá) de extrato ou leite de soja em pó
1/2 xícara (chá) de água quente
1 1/2 xícara (chá) de açúcar demerada ou cristal orgânico
2 colheres (sobremesa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (chá) de essência de baunilha

Preparo: Bata no liquidificador o extrato, a água e o açúcar por 5 minutos. Acrescente o cacau e a margarina, leve ao fogo baixo mexendo até desgrudar da panela. Retire do fogo e acrescente a baunilha.

Para fazer o brigadeiro de colher, deixe a preparação no fogo até adquirir a consistência desejada. Apague o fogo e acrescente aproximadamente 1/2 xícara (chá) de creme de leite. Coloque nos potinhos e sirva coberto com granulado ou, numa versão mais natureba mesmo, decore com xerém de castanha de caju.

Veja também:
Bolo de chocolate integral
Bolo de banana integral (e de maçã, passas, nozes, fibas…)
Cookies de castanhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!