terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Sopa de cogumelos e batata

Cogumelo porcini seco

Quando era criança, raramente comia as sopas que minha mãe fazia porque achava estranha aquela mistura toda, e eu detestava pedaços carne cozida no meio do macarrão (detesto até hoje). Nas minhas degustões e pesquisas culinárias fui descobrindo centenas de possibilidades diferentes de se fazer uma boa sopa , porque também não aguento a mesmice das sopas por aí…Mas as boas receitas me atraem porque sopa é bom caminho para fazer a criançada (e os adultos) experimentarem legumes que normalmente não comem – como cará  e inhame, por exemplo.

Esta receita é de uma zuppa di funghi e patate, legitimamente italiana. Leva uns 50 minutinhos para ficar pronta, o preparo é muito simples e a oportunidade é boa para comer uma sopa saborosa, diferente e que tem missô no lugar do sal. Deixe o caldinho de feijão, de batata, a sopa de macarrão para outro dia…

Os cogumelos têm baixa caloria, são ótima fonte de proteína vegetal e ricos em potássio, entre outro nutirentes. A receita original leva champignon fresco e porcini seco, que é bem típico da culinária italiana. O preço do porcini é, sim, um pouquinho salgado, mas vale pesquisar nas lojas de importados (ou pela internet) porque bastam algumas gramas para transformar qualquer receita.

Quem não está a fim de gastar com porcini seco pode ficar tranquilo – substitua por shitake desidratado, que nada mais é do que o que chamamos de “funghi seco”, e que pode ser comprado com maior facilidade também. Não posso dizer que a sopa com shitake  terá o mesmo sabor da sopa com o porcini, mas que vai ficar bom, isso vai…

image
“Funghi” é o nome genérico do cogumelo em italiano, assim como  champignon é cogumelo em francês… O nome correto do champignon é cogumelo paris, certo? Este tipo de cogumelo fresco pode ser encontrado em alguns sacolões, também nos mercadinhos do bairro da Liberdade (com preço ótimo – em média R$ 4,00 a bandeja), e também no Mercado Municipal de São Paulo.

Nesta receita não dá para substituir o cogumelo paris fresco por aqueles de conserva de jeito nenhum!

Ingredientes
200 g de cogumelo paris/champignon
6 g de cogumelo porcini seco ou shitake desidratado
1/2 cebola picada
200 g de batata
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
salsa a gosto
1 colher (sopa) de alho-poró desidratado ou 1 talo de alho-poró fresco fatiado
1 colher (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de missô
3 xícaras (chá) de água

Preparo: Aqueça a água até amornar e hidrate o porcini seco por Alho-poró fresco10 minutos. Retire os cogumelos, mas reserva a água (que será aproveitada no cozimento). Corte o porcini em tiras, fatie também os cogumelos frescos e corte a batata em cubos.

Frite a cebola no azeite, junte os cogumelos, a batata, o alho-poró e a água onde o porcini foi hidratado, cozinhando por 30 minutos.

Mexa de vez em quando e acrescente água quente durante o cozimento, se necessário, mas não exagere porque é pra ser uma sopa mesmo, mais encorpoda, não cheia de um caldão ralo.

No final, dissolva o amido de milho em um pouco de água fria, coloque na sopa e mexa por mais dois minutos. Desligue e acrescente o missô – se preferir, dissolva o missô separadamente com um pouco do caldo e só depois coloque na sopa.

O missô é bem salgado e costuma ser suficiente, mas vale provar e acrescentar uma pitadinha de sal marinho se for preciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!