domingo, 22 de janeiro de 2012

Refogado básico de proteína de soja


A receita desse refogado enxuto pode ser usada para rechear panquecas, tortas, lasanhas, salgados em geral e outras receitas para substituir a carne vermelha moída. Aqui, a receita do refogado é para acrescentarmos ao molho do Macarrão à bolonhesa vegetariano.

3/4 xícara (chá) da proteína de soja granulada, hidratada de acordo com as orientações do post Como preparar proteína de soja.
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picadinha
1 a 2 dentes dentes de alho amassados
1 colher (chá) de louro em pó ou 1 folha de louro
2 colheres (sopa) de molho de soja/shoyu
Sal marinho a gosto
Orégano seco ou fresco

Preparo: Refogue a cebola picadinha no azeite, em fogo baixo, até murchar levemente. Junte o alho amasso e também o louro em pó ou em folhas. Nesta fritura, coloque a proteína de soja texturizada e misture bem.

Espalhe o sal marinho e o shoyu sobre a proteína, misturando bem para que absorva os temperos. Acrescente o orégano e continue refogando por cerca de 5 minutos, em  fogo médio, sem parar de mexer. Desligue e junte a proteína de soja refogada ao molho de tomates. Aqueça antes de servir.

Num prato bem bonito, coloque a macarronada cozida, despeje o molho e e espalhe queijo ralado, um fio de azeite e folhas de manjericão – isso não é mera decoração, é o que uma boa macarronada merece.

Veja também:
Macarrão à bolonhesa vegetariano
Como preparar proteína de soja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!