quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Pão de frutas secas

image

Em 35 minutos, um pão doce integral aromático para degustar com uma boa xícara de chá

Receita rápida para o café da manhã ou lanche e totalmente integral, esse pão é rico em fibras e tem uma textura ótima, parecida com a de um bolo úmido. É aromático mas…comer quentinho é uma coisa (muito boa, aliás) e ter paciência para degustar só depois de frio é outra…o sabor e o perfume das frutas fica mais intenso, com certeza.

Em casa, todo mundo gosta de devorar bolos e pães assim que saem do forno, e alguém sempre diz: “Uhuumm…esse bolo ia ficar tão bom depois de frio…” Aos disciplinados, eu diria para guardar metade para comer no dia seguinte. E pra quem não faz parte deste grupo raro de seres humanos, eu diria para desencanar e comer o bolo quentinho mesmo, com uma boa xícara de chá.

Mais um motivo para essa receita: além da forma, você só vai sujar uma colher, uma xícara, uma tigela e o ralador. Nada de liquificador, batedeira mil potinhos e etc…É melhor queimar calorias fazendo atividades mais interessantes.

Ingredientes
1/3 xícara (chá) de damasco picado
2/3 xícara (chá) de passas sem sementes
1 xícara (chá) de leite morno
1 xícara (chá) de farelo de trigo
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de farinha integral fina
1 colher (sopa) rasa de fermento
raspas de 1 laranja e de 1 limão

Preparo: Junte as frutas secas, o mascavo, o farelo de trigo, as raspas do limão e da laranja (se preferir, use só a laranja) e o leite. Deixe de molho por 10 minutos.

Passe a farinha e o fermento pela peneira e junte à mistura, mexendo bem com uma colher. Asse por cerca de 20 minutos na temperatura média-alta (200º), numa forma de bolo inglês untada e enfarinhada. 

2 comentários:

  1. Parabéns pelas receitas, dá vontade de fazer todas. Já comecei… fiz o pão de frutas secas e ficou ótimo!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas receitas, dá vontade de fazer todas. Já comecei… fiz o pão de frutas secas e ficou ótimo!! Obrigada!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato!