domingo, 1 de janeiro de 2012

Natureba, sim!

Nada de nariz torcendo, olhos apertados ou estômago embrulhado só de pensar em “comida natureba”. Mostra que é possível adotar uma alimentação saudável, saborosa, prática e econômica – preferencialmente com ingredientes frescos, orgânicos, regionais - é a tarefa desse blog, onde compartilho receitas e experiências da minha cozinha natureba, sim!

Está enganado quem acha que comida natureba é sinônimo de um prato que só tem folhas cruas ou gororobas estranhas sem tempero. Quando comecei a cozinhar, fazia tudo direitinho, como mandavam os livros, e o resultado final não era ruim, mas não era a comida saborosa que eu buscava.

Tentando, fazendo, refazendo e aprendendo aqui e ali, acabei me especializando nesse tipo de culinária, chegando a alguns truques e preparos que estavam fora dos livros. Sem blá, blá, blá, ingredientes impossíveis ou preparos complexos, a proposta é compartilhar receitas simples e de custo acessível, dedicadas aos vegetarianos, veganos e aos que ainda comem carne – aqui, somente aves e peixes.

Já vivi momentos de vegetarianismo radical. Outros, como agora, comendo proteína de soja e peixes frescos, e reduzindo a frequência de frango no meu prato. Seja como for, sempre vale a pena a busca por alimentos orgânicos, sustentáveis, de procedência segura, frutos da agricultura familiar, do comércio justo e solidário. 

Em qualquer canto do Brasil, os cheiros, cores e texturas, nas feiras, mercados, hortas, rios, pastos, sempre me inspiram a cozinhar e cozinhar; a descobrir novas combinações e seus sabores; a conversar com gente nova e pesquisar nossas relações com a comida.   

Assim, as receitas deste blog nasceram de testes e invenções próprias, ou foram adaptadas/recriadas a partir de outras tantas fontes. Recomendo que você comece do básico, que é saber como preparar proteína de soja, navegue por outras receitas e faça suas próprias criações.  

Bem vindo e bom apetite!

Flaviana Serafim

3 comentários:

  1. Fla, adorei! Vou acompanhar e testar suas receitas!!!
    Um beijo da Bahia!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, receitas saudáveis e simples.

    ResponderExcluir
  3. Amei sou vegetariana euuu a mereceria 😘💜😍🍴

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato!