domingo, 1 de janeiro de 2012

Como preparar proteína de soja

Proteína de soja texturizada ou granulada
Lição básica, número 1, que inspirou a criação desse diário natureba, é o modo de preparo adequado da proteína de soja, que os próprios fabricantes não  informam corretamente na embalagem do produto.

A proteína de soja texturizada é um substituto saudável para a carne, com preço acessível, preparo simples que permite uma grande variedade de receitas. Aprendendo o jeito certo de hidratar e temperar a proteína de soja, aposto que você vai servir um alimento cheio de saúde sem que ninguém desconfie que não é carne vermelha de verdade.

A proteína de soja é encontrada nos grandes supermercados e, atualmente, até nos mercadinhos de bairro, mesmo nas pequenas cidades do país. Muita gente tem usado a proteína de soja texturizada misturada à carne vermelha moída para aumentar o rendimento. Eu dispenso a carne moída e faço dúzias de preparados só com proteína vegetal.

Tipos de proteína de soja
Tem proteína de soja que imita pedaços de carne no preparo de estrogonofes, cozidos e refogados. Tem a proteína em tiras finas e pequenas, à venda nas lojas mais especializadas em produtos naturais. E tem a texturizada ou granulada, "imitando" a carne moída, e escolhi a textura como primeria receita do blog porque é muito versátil e facilmente adaptável em várias preparações. 

A proteína de cor escura é melhor para as receitas onde se usaria carne vermelha, por exemplo. E a de cor clara para receitas que utilizariam carne branca. Com o preparo básico, é possível usar a proteína vegetal para fazer hamburguer, quibe, bolinhos, tortas, molhos e mais uma série de receitas onde “normalmente” as pessoas usariam carne moída de bicho morto. Outra vantagem: um pacote de 500 gramas de proteína de soja granulada custa de R$ 2,50 a R$ 3,00 no máximo, e após a hidratação o rendimento dobra – 1 xícara de proteína seca rende 2 xícaras após a hidratação.

Hidratação
Fonte: blog Finger Foods Veganos1) é necessário hidratar a proteína de soja antes do preparo, não importa se é a do tipo em pedaços ou a texturizada. Para cada 1 xícara (chá) de proteína vegetal seca, use 2 xícaras de (chá) para a hidratação.

Numa tigela, cubra a proteína vegetal com água quente e acrescente suco de pelo menos meio limão. Aumente a quantidade de limão se usar mais soja. O caldo do limão ajuda a tirar o odor meio forte que fica na proteína vegetal.

Alguns fabricantes sugerem o uso de leite para hidratar a proteína de soja, mas acho  uma bobagem e um desperdício totalmente desnecessário! Usando água quente o efeito é ótimo. Evite o desperdício porque o leite que sobrar após a hidratação não poderá ser usado para nada, nadinha!

Depois de 15 minutos de hidratação, despeje a proteína numa peneira e enxague até que saia toda a água escura. E até que a água saia mais clara, é preciso pressionar a soja sob a torneira, pois a água vai reidratá-la e ajudar a liberar totalente essa cor escura

Em casa, depois de terminar o enxague, usamos um guardanapo exclusivo ou - bem mais prático - um espremedor de batatas, para tirar toda a água no final. Se quiser simplificar, use só a peneira mesmo. Aperte bem pequenas porções da proteína hidratada e retire todo o excesso de água porque isso permitirá que os temperos sejam aborvidos. Se a proteína vegetal estiver encharcada na hora de temperar, vai ficar com gosto de….água! E não é isso que queremos, certo?

Temperar e refogar a proteína de soja granulada
2) O tempero é o "segredo" de qualquer boa comida. Se você só usa cebola e alho, diversifique! Ouse, experimente novos sabores. Para deixar a proteína de soja saborosa - e para convencer os comedores de carne de bicho morto - tenha à mão louro em pó ou em folha, orégano e cominho em pó – essa é a “santíssima trindade” para minhas comidas naturebas.

Alho-poró fresco ou seco, gengibre ralado e nabo picadinho são outras opções dependendo da preparação. No final, temperos frescos como salsinha, cebolinha ou manjericão são ótimos para dar mais sabor e aroma.

Refogue, no mínimo, 1/2 cebola picadinha no azeite, junte alho picado ou socado e acrescente uma colher de chá de louro em pó (ou 1 ou 2 folhas grandes). Coloque a proteína de soja texturizada e misture bem. Acrescente sal, orégano e uma pitadinha (bem suave) de cominho em pó, porque o sabor deste tempero é forte.

Regue com um pouco de shoyo (molho de soja), misture bem para que a proteína absorva o molho e em poucos minutos estará no ponto – de 5 a 10 minutos, no máximo. Para finalizar, coloque o tempero fresco de sua preferência.

Esse refogado pode ser usado para rechear panquecas e salgados diversos, em tortas, para fazer bolinhos e dezenas de outras receitas. Também é ótimo para fazer molho à “bolonhesa vegetariana”, acrescentando molho de tomate à proteína refogada. Neste caso, não use o cominho em pó porque não combina muito com aquele molho de tomate da mama. Já a mistura de louro, orégano e manjericão ficam divinos! Vou deixar em outro post os detalhes do meu macarrão com molho natureba….

Dica – “bacon vegetal”: em algumas casas de produtos naturais é possível encontrar "bacon vegetal". Sim, tem de tudo em Sampa! Este "bacon vegetal" tem sabor que imita o toucinho defumado, mas é natural e tem textura granulada como a da proteína de soja. Use uma colherada junto com a cebola e o alho no momento da fritura para que o sabor se distribua em toda a preparação (também fica ótimo no feijão, sopas, farofas e em outras preparações para substituir o sabor do bacon de porco).

Boas compras: O Empório Roots (Av. Mercúrio, 222 - Brás. Fone 3227-3020) é uma das lojas onde dá para comprar o tal "bacon vegetal. É uma das melhores lojinhas de produtos naturais da capital e fica bem perto do Mercadão Municipal, e quase em frente ao Palácio das Indústrias, no Parque Dom Pedro.  Tem frutas secas, arroz integral, dezenas de granolas, sementes e grãos diversos, produtos orgânicos e até cajuína, a bebida natureba que eu mais gosto nesse mundo!

Próximo do empório, há outras lojas similares com milhares de produtos naturebas a preços ótimos para pesquisar. Vale a pena! Quem visita o centrão da cidade pode aproveitar para ir aos dois locais - ao Empório Roots e também ao Mercadão Municipal. É programa imperdível aos fãs de gastronomia.

Para saber mais:
Soja não é só para vegetarianos, do nutricionista esportivo, disponível no site Sítio Veg – www.vegetarianismo.com.br

69 comentários:

  1. Amei as dicas. vou fazer amanhã mesmo! Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu amei a dica e segui à risca... acabei de fazer o jantar e está uma delícia... Parabéns pelo capricho. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. ola boa tarde adorei a receita já utilizo a proteina texturizada a algum tempo pois meu namorado é natureba não come carde de bicho morto devido a sua teligião então busco inovar sempre no cardapio obrigada pela dica e se vc poder colocar receita de carde de soja enlatada pois eles não colocam receitas na embalagem mesmo bjão Rosana

    ResponderExcluir
  4. Ficou perfeito, saboroso, uma delícia!
    Até minha gata comeu rsrs

    ResponderExcluir
  5. Ficou perfeito, saboroso, uma delícia!
    Até minha gata comeu, rsrs

    ResponderExcluir
  6. acho que fiz alguma coisa errada! :T Usei a soja tipo A grande, e fiz exatamente desse jeito, ficou saborosa, porém muito mole, tipo carne que cozinha muito, sabe?! Vi em outro site que tem gente que primeiro passar a soja na panela com óleo para dourar e depois joga na água pra hidratar, será que deixa mais crocante?! Outra dúvida, será que se eu tivesse feito com a soja tipo A pequena, tipo carne moída ficaria mais durinha e menos mole ou daria no mesmo?! O que você acha?! Primeira vez que fiz soja também, pode ter sido isso. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além do tempo de hidratação, a textura pode variar dependendo da qualidade e da marca da proteína de soja. Experimente deixar hidratando por menos tempo para garantir que a soja fique mais firme no final da receita. Outra coisa importantíssima é espremer bem a soja depois da hidratação porque com água no interior certamente ficará mole, além de prejudicar a aborção do tempero.
      Posso garantir que não dá certo primeiro dourar no óleo e depois hidratar porque o gosto vai ficar horrível e o óleo vai prejudicar a hidratação posterior. Se fizer como esse tal site indica, você vai desperdiçar alimento sem necessidade!
      Quanto ao tamanho da soja, os resultados mudam, sim. A soja grande normalmente fica mais firme e a soja texturizada (tipo "carne moída") fica mais mole.
      Eu levei um tempinho até descobrir os macetes do preparo da soja porque os próprios fabricantes não explicam o preparo corretamente na embalagem. Fazendo e refazendo é que aprendi pra compartilhar as dicas com os internautas.
      Não desanime! Nem tudo dá errado só porque se faz pela primeira vez, é só pegar o jeitinho, certo?
      Obrigada por acessar o Comida Natureba.

      Abraços,

      Flaviana Serafim

      Excluir
    2. Olá Anônimo, será que vc não exagerou no limão?

      Excluir
  7. Olá, fiz a proteína de soja como você indicou e ficou excelente. No meu caso, estou de dieta e só posso usar 2 colheres de sopa na refeição. Como fiz 1 xícara, sobrou bastante. Eu gostaria de saber se conserva normalmente na geladeira. Quando eu usar novamente, vou aquecer no vapor. Acredito que não haja problema ou há alguma recomendação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brígida, você pode guardar normalmente na geladeira por até dois dias. No momento de aquecer, pode usar a panela ou o microondas mesmo, não há necessidade de usar vapor. No caso da proteína tipo "carne moída" é possível congelar para utilizar posteriormente até para agilizar as receitas. O congelamento de hamburguer e almondegas de soja (ainda cru, sem cozimento) também dá certo.

      Obrigada por acessar o blog!

      Abraços,

      Flaviana Serafim

      Excluir
    2. Só não entendi se pode guardar antes ou depois de temperar (na geladeira). depois da hidratação apenas?

      (obs: hidrato com água fervente por cinco minutos)

      Excluir
  8. TEM ALGUM PROBLEMA EM COMER A SOJA TEXTURIZADA CRUA, OU SEJA
    SEM FERVER EM AGUA??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A soja texturizada é muito dura e seca para ser consumida sem hidratar com a água quente, e tem um cheiro forte que não é agradável no alimento. Pode até hidratar na água fria também, mas a hidratação continua necessária para que a consistência fique mais macia e porque a absorção do tempero pela soja hidratada é bem, bem maior e a preparação final será mais saborosa com certeza. Se tentar deixar seca só por curiosidade, vai acabar desistindo na primeira tentativa...

      Obrigada por acessar o blog,

      Flaviana Serafim

      Excluir
  9. É Flaviana! Você vai ser minha salvação, já que nunca utilizei soja em minha cozinha. Minha nutricionista recomendou-me soja para substituir a carne vermelha pois estou com esteatose hepática e não posso consumir nenhum tipo de gordura.
    Obrigada pelo carinho em compartilhar seu conhecimento.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Já faz um tempo que consumo a proteína de soja texturizada sem hidrata-la, coloco iogurte desnatado em uma vasilha e em seguida coloco 1/5 Xícara (chá) da proteina de soja, queria saber se tem alguma alteração no produto, menos nutrientes, sendo consumida sem hidratar.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Estou aderindo oficialmente a vida natural. Nunca fui muito ligada a carne e como é mais barato, tô indo pra soja.
    Não sou uma grande cozinheira, mas vou dar o meu melhor na receita!
    Ah, meu tipo sanguíneo, infelizmente ainda pede carne vermelha uma vez por semana. =( Tô tentando arranjar um substituto pra vit. b12

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o suco de couve pode ajudar no substituto da B12, ela está presente nas folhas da couve. E também há a possibilidade de tomar complexo B, em comprimido ou gotas, tem todas as vitaminas do complexo B.

      Excluir
    2. Por que a natureza está cheia de árvores que dão comprimidos de vitaminas do complexo B, certo? :P

      Excluir
    3. Povo, não existe opção natural para b12 pois é uma vitamina encontrada exclusivamente em produtos de origem animal, mas existem comprimidos de b12.

      Excluir
    4. Não há substituto vegetal como fonte para B12. Essa vitamina é produzida por bactérias. Procure suplementos de B12 veganos, pois os não veganos usam proteína animal nas capsulas.

      Excluir
  12. Adorei... Simplesmente uma delícia seu tempero!!!!!


    Obrigada!!!!

    Maria Fernandes

    ResponderExcluir
  13. vou fazer logo, fiquei aguado rs mto boas as dicas, mto grato!

    ResponderExcluir
  14. Como fazer os bolinhos de soja para não esfarelarem?

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber como fazer bolinhos para fritar que não desmanchem?

    ResponderExcluir
  16. Adorei a receita!! Super fácil, rápida e ficou uma delícia!! Aprovadíssima!! Obrigada pela dica!! ;)

    ResponderExcluir
  17. sao paulo urgente, muitissimo obrigado, tu éis bom mesmo nesse negócio. abraço.

    ResponderExcluir
  18. Fiz hoje a receita com proteína de soja, na agua para hidratar acrescentei um caldo de carne, depois absorvi o excesso de agua com um guardanapo de pano... Em seguida temperei conforme suas sugestões. Coloquei alho poró, refoguei um pouco e desliguei o fogo, deixei que a soja absorvesse o sabor dos temperos, em seguida cozinhei por alguns minutos... Ficou realmente muuuuito saboroso!!! Obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  19. Gostei da receita, vou tentar fazer :)

    ResponderExcluir
  20. Bom dia!! Irei utilizar a proteina de soja, pela primeira vez... mas com as suas dicas, acho que ficara impossivel a receitar ficar ruim!! Obrigda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o porque de não comer bicho morto vivo,seria muito ruim e dá trabalho.

      Excluir
  21. Adorei seu site e sou a favor do natureba tbm,cansei de comer bicho morto kkkkkk,vou estar sempre passando por aqui p ver as suas receitas deliciosas. Abracos

    ResponderExcluir
  22. Coloquei seu site nos meus favoritos viu,gostei das suas dicas e receitas e agora eu nao como mais bicho morto kkkkk. Abracos

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de saber como faço para congelar a proteina de soja. devo hidratá-la antes e fazer todo procedimento de enxague e secagem dela e congelar, ou devo congelá-la já pronta (com todos temperos).
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ada Maria, você pode congelar a proteína de soja já pronta, com os temperos, que o resultado é melhor no final da preparação.
      Abraços!

      Excluir
    2. Verdade fiz isso, embora não tenha acertado na combinação de temperos, vou pegar dicas aqui a partir de agora!!

      Excluir
  24. Ótimas dicas! Gostaria de acrescentar que a proteína texturizada rende até 7 vezes mais quando hidratada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, a proteína de soja rende muito! E agora é possível comprar em qual supermercado Brasil afora - há pouco tempo, mais na região Sudeste e, há alguns anos, era bem restrita aos empórios de produtos naturais.

      Excluir
  25. Eu amei as dicas que vc ensina aqui,minha filha agora é vegetariana e estou com dificuldades em variar o cardápio, agradeço muito viu!!!! Beijinho

    ResponderExcluir
  26. Olá! Tenho soja em grão em casa. Dá pra fazer proteína texturizada caseira?! Tem alguma receita?! Valeu!

    ResponderExcluir
  27. Bom dia! Para fazer o kibe com a proteína de soja devo colocá-la hidratada ou preparada como explicou (refogada com temperos)?

    ResponderExcluir
  28. a proteína clara já hidratada, pode ser congelada?

    ResponderExcluir
  29. Vou fazer agora há he valeu pelas dicas e pela receita, espero que fique bom.

    ResponderExcluir
  30. ele poderia tirar um pedaço da carne do bicho vivo e depois soltar para ver se engorda!!!!

    ResponderExcluir
  31. Pra mim que estou começando, dica fantástica por que é muito difícil lhe dar com as mudanças alimentares junto com as críticas de quem não ousa mudar, experimentar coisas novas. Posso dizer que meu amor aos bichos agora é verdadeiro, sólido e real!! Gratidão!!!

    ResponderExcluir
  32. Muito obrigado pelas instruções, mas gostaria de saber se posso usar a soja fina no yougurte caseiro e como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evaristo, se for a soja preparada para ser consumida sem hidratação prévia, que é mais difícil de achar no mercado, sim, fica ótima com iogurte, salada de frutas. Mas se for a proteína de texturizada comum, não vai ficar bom porque o sabor é forte e não vai ficar interessante.

      Excluir
  33. Critica construtiva: eu entendo que você é vegetariano e tem (excelentes) argumentos pra defender seu estilo de vida. Mas esse negócio de 'bicho morto', em tom jocoso soa desnecessariamente agressivo. Sei lá, acho que não combina com a imagem pacífica que a maioria dos vegetarianos transmite. E onivoros também comemos vegetais, então somos pelo menos 50% gente fina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem qualquer tom jocoso, ao contrário, é respeito aos animais que perdem a vida para nosso bel prazer. Agressivo, na minha visão, é acharmos que temos poder sobre a vida e a morte dos animais porque nós, humanos, nos sentimos superiores. Sugiro que você assista documentários como a "A carne é fraca", disponível no YouTube, aí, então, veja o que é agressividade com a vida dos bichos. O objetivo do blog não é convencer ninguém a se tornar vegetariano, muito menos de julgar quem come carne, mas é para mostrar que é possível ter uma alimentação saudável comendo comida gostosa, que respeita a vida dos animais, a natureza, além do respeito ao nosso próprio corpo. Não sou uma vegetariana radical que julga, discrimina ou tem preconceito com quem carne e, é justamente por ser pacifista que digo com toda a certeza - matar qualquer animal para comer, sobretudo da forma como a indústria alimentícia faz, não representa paz de forma alguma! Abraço, Anônimo!

      Excluir
  34. Linda, agradeço pelo post, muito bom, vou fazer! Mas não tente mudar os carnívoros, como eu, com palavras sujas, pois isso é feio! Deixe quem quiser comer a vontade, não é crime! É bicho morto? É sim, mas vc nao pode sair por aí falando asneiras só pq vc é vegana. Respeite as diferenças. Post muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palavras sujas? Quais palavras sujas? Como respondido acima, esse blog não foi criado para convencer ninguém a mudar de dieta, nem discriminar ou ter preconceito com quem carne, mas quem está falando asneiras aqui é você e, o mais estranho, de forma "Anônima". A sua alimentação é problema seu e respeito as diferenças, mas o blog é meu e você veio até aqui porque quis, não? Vá acessar blog de churrasco, então, uai! Aqui me expresso como quiser e em momento algum, em postagem alguma, fui desrespeitosa. Talvez seja difícil para pessoas carnívoras a ideia de bicho morto, mas o fato é esse, é a realidade - quem come carne é como um sarcófago - vá pesquisa a origem dessa palavra e entenderá melhor. Abraço "Anônimo"!

      Excluir
  35. Uso pimentão sem semente picadinho bem pequeno.
    Tira o cheiro e o gosto forte da soja, não uso limão e pra "colar" a soja eu uso ovo.
    Fica tipo um omelete de soja e não faço nada frito, as almôndega e hambúrguers são assados no forno, sem gordura.

    ResponderExcluir
  36. Conheci estas suas dicas no início deste ano. Introduzindo a soja no meu cardápio, não tinha noção de como prepará-la. Desde a hidratação até sugestões de temperos, parabéns pelo post. =]

    ResponderExcluir
  37. Acho quê natureba que é natuteba não fica fazendo verdadeiras alquimias para fazer soja parecer carne.Estão
    se enganando com a vontade de comer bicho morto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com ou sem carne, cozinha é pura alquimia! Se não entende isso, desculpe, mas não entende nassa sobre o que é cozinha e, sobretudo, sobre a paixão, sobre o prazer de cozinhar. Queremos comida natureba, sim, com sabor, e não para "enganar" vontade de comer bicho morto. Abraço!

      Excluir
  38. Posso congelar a proteina de soja apenas hidratada, sem o tempero? Hidratei o pacote inteiro, mas só usei a metade, gostaria de guardar para a próxima receita.

    ResponderExcluir
  39. Posso congelar a proteina de soja apenas hidratada, sem o tempero? Hidratei o pacote inteiro, mas só usei a metade, gostaria de guardar para a próxima receita.Quanto tempo dura apenas na geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode congelar hidratada, sim. Na geladeira, recomendo no máximo 2 dias, pois depois a soja pode azedar, fica com cheiro forte e aí não é legal...

      Excluir
  40. Engraçado. Aqui na escola onde trabalho tem uma aluna vegetariana e quase todos os dias fazemos soja para ela. No início, a gente hidratava, mas sempre ficava sem sabor, mesmo hidratando em água temperada. Então eu fui ler na embalagem da soja e lá estava escrito que para molhos e sopas não havia necessidade de hidratar. Desde então, passamos a não hidratar e a aluna disse que a soja estava muito gostosa e veio perguntar o que havia mudado. Ela disse que ia pedir para sua mãe não hidratar mais. Nesse minuto acabei de fazer uma vatapá só refogando a soja nos temperos com dendê e colocando, depois de refogada, os outros ingredientes. Ficou uma delícia e nem parece soja. Acho que nem todas as preparações é necessária a hidratação prévia. Beijos. Sei tempero parece delicioso e vamos reproduzir aqui.

    ResponderExcluir
  41. sou carnivoro porem experimentarei hoje as dicas tomara q funcione valeu

    ResponderExcluir
  42. Muito bem explicado. Fácil de realizar. Obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  43. Oi!! Eu preciso hidratar o bacon vegetal pra comer? Ou ele é usado como compramos, crocante e com o aroma?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é usado como o crocante já aromatizado e não deve ser hidratado como a soja comum porque perde o sabor. Mas, pessoalmente, como uso como tempero, gosto de dar uma refogadinha ou, dependendo da receita, deixar levemente úmido com um pouco de líquido para que não fique desagradável comer seco numa preparação. Abraço!

      Excluir

Obrigada pelo contato!