Com ameixa, sementes e 100% integral, essa torta é bem natureba, nutritiva e perfumada. O preparo é super simples e, por ser bem enxuta, tem boa durabilidade. A massa é feita como uma farofa, depois recheada e coberta com bananas e ameixas.
É meu quitute preferido para comer durante as viagens e trilhas em família porque a torta não esfarela (um papel filme basta para embalar) e repõe energia rapidinho. Também é ótima opção para a criançada comer no lanche da escola, não importa se os filhos são naturebas ou não.
Minha versão tem sementes de girassol e linhaça, que às vezes troco por gergelim integral e xerém de castanha de caju, ou mesmo amêndoas laminadas. Também coloco flocos de centeio ou de soja misturados, no lugar de usar 2 xícaras só de aveia.
Ingredientes
2 xícaras (chá) de aveia em flocos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral fina
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
3/4 xícara de óleo de milho
2 colheres (sopa) sementes de girassol ou xerém de castanha de cajú
1 colher (sopa) de sementes de linhaça ou de gergelim integral
Recheio:
10 bananas nanicas (aproximadamente)
1/2 xícara (chá) de ameixa preta sem caroço
2 ovos
1/2 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
canela ém pó a gosto
Preparo: misture todos os ingredientes secos e acrescente o óleo aos poucos, formando uma farofa. Espalhe metade da mistura numa assadeira (não é necessário untar) e cubra a farofa com metade das bananas, cortadas no sentido no comprimento, até cobrir toda a massa. Coloque metade das ameixas picadas e polvilhe canela.
Coloque a outra metade da farofa e repita a cobertura de bananas e ameixa polvilhada com canela. Misture os ovos, o leite e o açúcar, e despeje sobre a massa. Leve ao forno médio (180º) por 20 minutos, depois baixe a chama até dourar a torta.
Veja também
Bolo de banana integral
Bolo de chocolate integral
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo contato!