Cozinhar com talos, cascas e folhas é unir criatividade e consciência porque aproveitar ao máximo os alimentos e evitar desperdícios é um dos mandamentos da vida natureba. É comum as pessoas jogarem no lixo cascas, folhas e talos que são nutritivos e úteis para várias preparações.
Imagine quanta comida é desperdiçada no trajeto da lavoura até a geladeiras de casa – e isso acontece na maioria das vezes por pura falta de consciência, de organização, de cuidado no transporte e de orientação adequada para o manuseio correto. O livro "Aproveitamento Integral dos Alimentos”, publicado pelo SESC/SENAC/CNQ tem dicas simples para evitar desperdícios, e receitas doces e salgadas para o consumo integral de alimentos.
Minha versão da farofa de casca de abacaxi e talos tem bacon vegetal no lugar do toucinho defumado, e adoro acrescentar sementes, cereais, frutas secas e farelos a qualquer das minhas receitas de farofa. Dá pra inventir dúzias de variações acrescentando à farinha de mandioca umas 2 colheredas de fibra de trigo crua, gergelim, farinha de linhaça, quinoa, sementes de girassol e passas. Quem tem a oportunidade de comprar farinha de madioca a granel pode usar uma parte de farinha fina e outra da farinha mais grossa, aquela que tem bijuzinhos crocantes.
Antes de cortar, lave bem o abacaxi com a ajuda de uma escova ou esponja limpa e deixe na água com hipoclorito de sódio por 10 minutos. A casca é batida crua e a polpa vai para uma receita de suco de abacaxi com gengibre e hortelã – bebida que os nutricionistas recomendam porque acelera o metabolismo do corpo e ajuda a emagrecer.
Farofa de casca de abacaxi e talos
Ingredientes
1/2 xícara de óleo ou azeite extravirgem
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
4 colheres (sopa) de bacon vegetal
2 xícaras (chás) de talos picados (prefiro talos de cenoura, de beterraba e salsinha)
1 xícara (chá) de cenoura ralada
2 colheres (sopa) de shoyu
sal e pimenta a gosto
1 xícara (chá) de casca de abacaxi batida no liquidificador
1/2 kg de farinha de mandioca crua
Opcionais: 2 colheres (sopa) de sementes, cereais ou farelos a gosto (sementes ou farinha de linhaça, sementes de girassol, farelo de trigo cru, flocos de aveia, centeio ou soja); 1/2 xícara de frutas secas (uva ou jaca passa).
Preparo: Refogue a cebola no azeite com o bacon vegetal e uma pitadinha de sal. Deixe o fogo baixo para a cebola murchar devagar e absorver o aroma do bacon e do azeite. Acrescente os talos, a cenoura ralada e o shoyu e misture de vez em quando para que refoguem igualmente. E, para quem gosta, é este o momento de acrescentar as frutas secas.
Coloque o abacaxi, a pimenta, refogue mais alguns minutos e acrescente a farinha sem parar de mexer para que a farofa fique bem soltinha. Acrescente as sementes ou cereais e desligue o fogo.
Veja também
Suco de abacaxi com gengibre e hortelã
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo contato!